Saúde


Tudo sobre gastrite

Conheça as principais causas da gastrite, sintomas e o que fazer para não sofrer com a doença

 


Começa como uma leve azia, aquele desconforto e a sensação de estômago cheio depois das refeições, mesmo comendo pouco. Quando o problema se torna frequente e a queimação no estômago não passa, é hora de procurar o médico: pode ser gastrite.
A gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa, o tecido que reveste as paredes internas do estômago. Ela pode ser provocada por várias causas, desde estresse, excesso de ácido gástrico, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, uso prolongado de ácido acetilsalicílico e de medicamentos anti-inflamatórios.

  

Sintomas da gastrite

A principal queixa de quem tem gastrite é de dor na altura do estômago, na região superior do abdome. A dor da gastrite vem acompanhada pela azia ou queimação, que pode se estender até o esôfago, na altura do esterno, osso que fica localizado no meio do peito. Esse mal estar geralmente aparece depois das refeições e ao ingerir alimentos ricos em gorduras.
Perda do apetite, náuseas, vômitos e sensação de estômago cheio também estão entre os sintomas da gastrite. Em casos mais graves, a dor se espalha para outros locais e podem ocorrer hemorragias, com sangue nas fezes e no vômito.

Tratamento da gastrite

O diagnóstico pode ser feito por meio do histórico clínico do paciente ou por meio da endoscopia, exame que permite visualizar a mucosa do estômago. O tratamento da gastrite deve levar em conta o que causou a doença.
No caso da gastrite causada pela Helicobacter pylorii, o tratamento é feito com medicamentos que combatem a bactéria. Para os outros tipos de gastrite, são utilizados medicamentos via oral, que agem como bloqueadores na produção do ácido gástrico e outros que aceleram o esvaziamento do estômago para aliviar a azia.
Além dos medicamentos, é importante que o tratamento da gastrite inclua uma dieta saudável e equilibrada. Dê preferência para as frutas, verduras e carnes magras. Respeite os horários das refeições principais, faça pequenas refeições nos intervalos e mastigue muito bem os alimentos.
Para evitar a queimação no estômago, evite alimentos gordurosos como frituras e maionese, alimentos com muito tempero (principalmente pimenta), café, chocolate, bebidas alcoólicas e frutas muito ácidas.